Coordenador : Rafael Brito da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389505.2199.293364.23022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo escolhido para ser atendido pelo projeto compreendem, jovens e adultos que tenham interesse e conhecimento na área de fisiologia do sistema visual.
Local de atuação: As atividades programadas a ser realizadas no projeto serão executadas no Instituto de Biologia nos seguintes laboratórios: 1) Laboratório de Fisiologia e Patologia Neuronal; Departamento de Biologia Celular e Molecular. 2) Laboratório de Neurobiologia da Retina; Departamento de Neurobiologia. 3) Laboratório de Neurobiologia das Interações Celulares.
Objetivo
Objetivo geral: manutenção da página no Instagram denominada Pega a Visão para divulgação científica de pesquisas na área de visão desenvolvidas dentro e fora da Universidade Federal Fluminense com o intuito de aproximar a sociedade ao método científico. Objetivos específicos: Apresentar os novos membros do projeto. Realizar publicações sobre curiosidades relacionadas ao sistema visual. Realizar publicações sobre as patologias que acometem o sistema visual. Divulgar as linhas de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios e os artigos do grupo publicados de maneira compreensível. Divulgar trabalhos científicos de outras instituições na área de maneira acessível. Criar vídeos mostrando o dia a dia dos laboratórios que trabalham com o sistema visual. Realizar entrevistas com os professores da UFF e de outras instituições na área de visão. Realizar uma intervenção educacional em um colégio estadual do Rio de Janeiro através de atividades práticas e teóricas que envolvam conceitos do sistema visual.
Resumo
O século XXI é marcado por grandes avanços tecnológicos. O conhecimento, que antes era hegemônico de jornais, revistas e livros, se torna livre no cenário da web e acessível a diferentes classes socioeconômicas. Além disso, surgem as mídias sociais, um espaço de compartilhamento, colaboração e construção do conhecimento. Hoje há uma série de mídias sociais sendo utilizadas como propagadoras de informação técnico-científica para públicos alvos específicos, sendo o Instagram uma das mais utilizadas. A ciência é algo desconhecido por muitos e o cientista é visto como um indivíduo descolado da realidade cotidiana. Assim, as mídias sociais surgem como uma ponte entre pesquisa e o público em geral contribuindo para a alfabetização científica e o combate das chamadas Fake News. Com isso, o objetivo do projeto é a manutenção da página no Instagram Pega Visão para a popularização das pesquisas realizadas em visão dentro e fora da UFF. Para tal, serão criados posts de divulgação com os novos membros discentes, assim como posts de divulgação de linhas de pesquisas e trabalhos científicos. Além disso, iremos iniciar entrevistas com pesquisadores da UFF e de outras de instituições de ensino superior na área de visão. Por fim, objetivos tirar o Pega Visão do âmbito virtual e trazê-lo para o físico através de uma intervenção educacional em um colégio Estadual do Rio de Janeiro que envolva atividades práticas e teóricas. Ao final do projeto esperamos aumentar significativamente o número de seguidores e interações, que indiretamente serão utilizados como parâmetro de eficiência das atividades propostas.